Os centros urbanos estão cada vez maiores, e o número de condomínios cresceu muito nos últimos anos, exigindo que os profissionais que administram esses condomínios sejam ainda mais capacitados. Se antes, tudo o que se esperava de um gestor de condomínios era boa vontade e tempo livre, hoje, as habilidades que um síndico deve ter na hora de administrar um condomínio são inúmeras e bastante específicas.
Quais são as habilidades que um síndico deve ter?
Com as novas exigências do mercado, o perfil do síndico mudou, e passou a exigir uma série de características bastante únicas.
Se você é ou pretende ser o síndico responsável por administrar a casa ou escritório de dezenas de proprietários, é hora de verificar se você possui as habilidades a seguir, para garantir que poderá executar o seu trabalho com excelência:
1 – Disponibilidade
Ter tempo ainda é uma característica primordial para a realização do trabalho de síndico.
É preciso ter disponibilidade para garantir que as obrigações da profissão não entrem em conflito com as pessoais.
Tenha em mente que moradores e funcionários de um condomínio podem fazer solicitações no mais variados horários, e por isso, o síndico precisa estar ciente de que seu tempo será bastante requisitado.
2 – Conhecimento de finanças e legislação
Uma boa gestão de um condomínio também exige conhecimento sobre leis e finanças por parte do síndico. Isso porque as demandas de um condomínio vão muito além do que pagar contas e coordenar reformas.
É preciso controlar um fluxo de caixa, organizar finanças, contas a pagar e receber, salários de funcionários, entre outras atividades. A gestão financeira correta fará com que as taxas do condomínio sejam bem aplicadas, sem que moradores se sintam explorados ou descontentes com o valor.
Além disso, o síndico precisa entender sobre a legislação aplicada aos condomínios, especialmente quando o assunto são as questões jurídicas e tributárias que regulamentam a contratação e a terceirização de serviços. São pontos burocráticos que se não forem tratados da maneira correta podem trazer problemas para o condomínio.
3 – Boa educação e comunicação
Um síndico precisa ter a habilidade para lidar com diferentes perfis de pessoas, entre moradores e funcionários. Cordialidade, paciência e tolerância são essenciais para que as as situações cotidianas de um condomínio sejam administradas sem ruídos de comunicação.
Aliás, o síndico é aquela pessoa que vai ouvir e ser imparcial, uma vez que a mediação de conflitos é constante na gestão de pessoas em condomínios. Em geral, a situação mais comum que gera desentendimentos entre moradores é a queixa de barulhos.
Para evitar o estresse entre vizinhos de um mesmo condomínio, o síndico precisa estar pronto para ouvir a reclamação e entender os argumentos de todos os lados, para uma resolução que seja justa para ambas as partes.
Quaisquer que sejam as divergências, o profissional deve entender os pontos apresentados e ser imparcial no cumprimento das regras. E ainda que ele seja o dono da palavra final, é preciso observar também a opinião coletiva dos condôminos e dos conselheiros para a tomada de decisões pensando na comunidade como um todo.
4 – Planejamento e organização
Ter uma rotina organizada é o que vai garantir que todas as funções do condomínio sejam exercidas da melhor maneira possível, sem imprevistos nos processos que garantem o bom funcionamento do condomínio. É preciso avaliar o planejamento, fazendo previsões de situações a curto, médio e longo prazo.
5 – Habilidades de gestor
Como já mencionamos, todo síndico precisa ter a capacidade de tomar decisões orientadas pelo bem comum, e essa é uma das habilidades de um bom gestor.
O condomínio pode ser comparado a uma empresa, e o síndico é o CEO, responsável por antecipar problemas, propor soluções e mudanças, sempre pensando na melhoria do condomínio.
Além disso, outra habilidade essencial para um síndico é a capacidade para avaliar a qualidade dos serviços prestados aos condôminos, sabendo tomar decisões quando o trabalho é ineficaz.
6 – Inteligência administrativa
O síndico também precisa de sensibilidade para entender que às vezes ele precisa buscar parcerias para auxiliar sua gestão, de forma a impactar positivamente no andamento do condomínio.
Por exemplo, se os custos com folha de pagamento estão muito altos no fim das contas, é papel do síndico entender se é o melhor momento para terceirizar. A terceirização representa uma economia não apenas no bolso, mas também, no tempo do síndico, uma vez que ele poderá se preocupar com funções essenciais do seu trabalho, enquanto a terceirizada cuida da manutenção dos serviços.
As empresas terceirizadas de gestão de facilities mantêm profissionais de várias áreas treinados e capacitados para as necessidades específicas de cada condomínio. Além disso, elas enviam relatórios de desempenho para garantir que o serviço prestado é satisfatório. É possível terceirizar portaria, serviços de limpeza, jardinagem, segurança e etc.
A contratação de uma empresa terceirizada é uma decisão estratégica, e são opções inteligentes como essa que mostram que o síndico é um bom gestor e está trabalhando para reduzir custos e alcançar o melhor resultado para as necessidades dos moradores.
E você, síndico, tem todas as habilidades para administrar o seu condomínio? Lembra de alguma outra não citada neste post? Conta pra gente!