Economizar é sempre uma boa ideia, especialmente quando observamos a economia atual. No caso dos síndicos, quando o assunto são as contas, a grande preocupação mensal é com a folha de pagamento dos funcionários, que pode impactar consideravelmente no orçamento de um condomínio.
Mas, qualquer que seja o tamanho de um condomínio, os colaboradores são peças essenciais para o bom andamento de todas as funções. Da portaria à limpeza, passando pela segurança, todo o síndico que se preze precisa contar com uma boa equipe de funcionários no trato das atividades fundamentais no dia a dia do prédio.
Ter uma equipe própria ou terceirizar o serviço: o que é melhor para o seu condomínio?
O problema é que sempre bate aquela dúvida: ter uma equipe própria ou terceirizada para as tarefas essenciais de um condomínio?
A resposta é simples: depende.
É que, dependendo das necessidades do condomínio, cada uma das suas opções tem os seus prós e contras. Para ajudar você a decidir qual é a melhor opção para o seu prédio, elaboramos um guia sobre as vantagens e desvantagens em se ter uma equipe própria ou terceirizada. Confira:
Equipe Interna: Vantagens x Desvantagens
Começaremos com as vantagens:
Controle das atividades: Quando o síndico conta com uma equipe interna pode controlar melhor as atividades dos funcionários, monitorando e desenhando processos característicos do seu condomínio. Além disso, é possível manter um maior controle das informações internas do prédio.
Comprometimento e Sinergia: Outra vantagem é que como síndico, você pode promover uma integração maior entre funcionários e moradores, já que a equipe vai estar sempre à disposição. Com uma comunicação facilitada, vai ser possível manter um clima mais positivo, garantindo que cada colaborador ‘vista a camisa’ do condomínio.
Controle de admissões e demissões: Quando a equipe é interna, está nas mãos do síndico o controle sobre a seleção do funcionário. Assim, as admissões serão de acordo com necessidades próprias do condomínio. Outro benefício é que a disciplina do funcionário também fica sob controle do Síndico, que pode aplicar advertências, suspensões e até demissões sem depender da terceirizada.
Infelizmente, nem todos os pontos são positivos. Existem também algumas desvantagens:
Custos
A pior desvantagem é o valor despendido em folhas de pagamentos de funcionários internos, especialmente se a equipe for bastante grande. Estima-se que para determinados serviços, os custos podem ser até dez vezes maior, entre uma estrutura interna e externa.
- Custos com uniformes estão sob encargo do Condomínio;
- Investimentos em treinamento, na capacitação e na especialização de atividades serão encargos prediais;
- Rescisão, indenizações, riscos de reclamatórias trabalhistas ficam sempre com Condomínio;
- Haverá o investimento em equipes substitutas para o caso de férias e licenças de funcionários (em paralelo, haverá os valores do licenciado/ férias)
- Em caso de faltas, haverá o investimento em funcionários avulsos para o backup do condomínio, que geralmente acaba saindo mais caro.
- É preciso ter tempo para realizar o controle de toda essa equipe, e quanto maior, mais trabalho e tempo se exige.
- Capacitação do síndico, realizar a gestão de uma equipe mais a administração total de um condomínio exige um alto investimento em capacitação e planejamento, para que o síndico possa dar conta de tudo, uma missão quase que impossível.
- Nem tudo fica perfeito, quando você opta por realizar tudo internamente, a missão de realizar todas as demandas com excelência se torna cada vez mais desafiadora.
Rigidez
Quando um síndico opta por uma equipe própria, precisa estar ciente de que desmontar uma estrutura interna quando não é mais necessária é bem mais difícil do que cancelar um contrato e fechar com outra empresa.
Equipe de serviços terceirizados: Vantagens x Desvantagens
Muitas são as vantagens da contratação de uma equipe terceirizada:
Flexibilidade
Com a terceirização, o síndico encontra mais facilidade para estruturar as suas equipes de acordo com as necessidades do condomínio. Por exemplo, é possível buscar uma substituição rápida de colaboradores no caso de faltas, férias ou afastamento por doença, sem acréscimo de valor.
Custos
Quando um síndico contrata uma empresa de serviços terceirizados, ele tem uma notável otimização dos recursos do condomínio. Isso porque, os valores pagos à empresa terceirizada já incluem gastos com salários, encargos sociais, férias, 13º salário, verbas rescisórias, uniformes e até equipamentos e materiais necessários para a execução do trabalho. Somando todos os benefícios que seriam pagos a uma equipe interna, é fácil perceber o montante de economia que o condomínio vai obter a médio e longo prazo.
- No caso de reclamatórias trabalhistas, os riscos e custos são de responsabilidade da terceirizada.
- Os gastos com recursos humanos, processos de seleção, admissão e treinamento passam a ser da terceirizada.
- Custos com substituição de funcionários em caso de faltas ou férias também são da empresa de serviços terceirizados.
Especializações
Ao criar uma equipe interna, o síndico teria de optar por contratar uma série de funcionários para cada função específica, ou um funcionário “faz tudo”, com um pouco de conhecimento sobre muitas áreas. Nos dois casos, há um prejuízo no rendimento da equipe porque ou você teria muitos funcionários com tempo ocioso, ou poucos funcionários com muitas funções e pouca especialização.
Ao contratar uma terceirizada, é possível contar com serviços segmentados, de acordo com as necessidades do prédio. Assim, a empresa de serviços terceirizados faria o cronograma com os funcionários especializados nas funções a serem desempenhadas.
Vale lembrar que o treinamento para a realização das atividades (sejam de limpeza, manutenção, segurança, portaria ou de outra área) ficam sob responsabilidade da terceirizada também.
Mas, existem também algumas desvantagens a serem pontuadas:
Falta de Integração
Se você não analisar corretamente a empresa de serviços terceirizados, pode ocorrer em alguns casos, a comunicação entre síndico e funcionários terceirizados ficar deficiente, provocando uma falta de motivação e alinhamento com o trabalho;
Menor controle das atividades
Mais uma vez essa desvantagem pode acontecer por falta de empenho e profissionalismo da empresa contratada. Aqui na VGS mantemos sempre um alinhamento e controle de atividades compartilhado com nossos clientes, para que assim possamos sempre desempenhar um bom trabalho que possa ser acompanhado pelo síndico responsável.
Aproveite para ler: Como não errar na contratação de terceirizados para seu condomínio?
Afinal, ter equipe própria ou terceirizar os funcionários do condomínio?
Novamente, a resposta para essa pergunta é: depende. Mas, acreditamos que na ponta do lápis, os condomínios podem sempre se beneficiar de serviços terceirizados, principalmente quando nos referimos à terceirização de facilities, como a segurança, jardinagem, portaria e limpeza.
E você, o que acha? Como funciona em seu condomínio? Conta para a gente!
Se você decidiu terceirizar, fale com a gente! A VGS é uma empresa de limpeza e conservação do RJ, contamos com profissionais especializados em diversas áreas, como: Limpeza, jardinagem, manutenção predial, portaria e todo o apoio de facilities que sua empresa precisa.
FALE COM UM ESPECIALISTA